quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Tudo começou com Zumbi dos Palmares...



Será que sabemos por que foi escolhido o dia 20 de novembro como o dia da Consciência Negra? Porque esse dia é tão importante para a população negra do Brasil? Bom tudo isso começou a mais de 300 anos atrás, quando o Brasil teve o privilégio de ter em sua história um dos maiores símbolos da resistência negra. Um grande guerreiro, que no período colonial, lutou pela dignidade e liberdade de seu povo, contra a força e a dominação repressora do poderio militar branco. Esse é o grande Zumbi dos Palmares, nome que recebeu por ser um dos líderes do maior e mais resistente quilombo já existente na história do Brasil, o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.

Recém-nascido, Zumbi foi capturado dentro de Palmares, onde nasceu em 1655 , e levado para morar na cidade onde foi batizado de Francisco. Mas em Zumbi, com sua força e coragem , não se acomodou a idéia de ser um escravo urbano e em 1670 fugiu para os mocambos de Palmares. Foi a partir dessa atitude que ele se tornou o espártaco negro do Brasil, um importante chefe militar do Quilombo de Palmares. E com a morte de Ganga-Zumba, o rei de Palmares, Zumbi se torna o novo líder de Palmares.

Novos mocambos se formaram, outros se fortaleceram e assim o Quilombo de Palmares se aperfeiçoou ainda mais tornado-se um território mais coeso e com um sistema de defesa militar muito mais forte. E junto com esse fortalecimento, aumentou também as investidas das tropas brancas escravizadoras sobre Palmares, que lutavam com toda garra e determinação, conseguindo não sofrer nenhuma derrota. Depois de várias tentativas para destruir o quilombo todas as tropas brancas foram desfeitas.

Mas apesar de ter se livrado do ataque, em 1694, comando pelos bandeirantes paulistanos, que tinha a frente o experiente Domingo Jorge Velho, Zumbi em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Tudo isso aconteceu pela cobiça de um companheiro, que levou as tropas de André Furtado de Mendes ao esconderijo.

Por causa de toda sua representatividade e simbolismo inquestionável para história de luta e resistência do povo negro, é que foi escolhido o dia 20 de novembro como o dia da Consciência Negra no Brasil. Muito bem escolhida não é? Em Salvador a escolha dessa data começou a partir das mobilizações políticas -sociais do Movimento Negro Unificado(MNU) , em sua primeira Assembléia Nacional . Foi neste congresso que o dia da morte de Zumbi foi escolhido com o marco da luta de um povo que ansiava por uma vida mais digna e justa.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888. E é por isso que neste dia a cidade mais negra do Brasil sai as ruas com seu cortejo organizado pelo entidade Ilê Aiê, começando do Curuzu, Liberdade, bairro onde se concentra a maior população negra de Salvador, e segue até o Pelourinho. No dia 20 de novembro Salvador mostra, realmente, a sua "cara".

4 comentários:

mel disse...

nossa, essa realmente é uma historia de muita bravura, eu tô fazendo um trabalho na facul sobre o assunto e nunca imaginei que fosse assim, agora vejo o dia da consciencia negra de outra forma.

Anônimo disse...

muito interessante a historia de Zumbi dos Palmares

DANNYELA SILVA disse...

nossa eu realmente não sabia que o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
significava tanto.
estou fazendo um trabalho a respeito.
agora resouvi montar uma peça teatral para mostrar a batalha desse grande homem- ZUMBI DOS PALMARES.

Fábio Luis Siquera Miranda disse...

Viva Zumbi dos Palmares! Pau no cú dos bandeirantezinhos de merda !