domingo, 28 de agosto de 2011

UM ANJO TORTO NO BUZÚ



ELA SENTOU AO MEU LADO, UMA SENHORA DE CABELOS LOIROS VAZIOS, PRESOS DE QUALQUER JEITO, UMA CALÇA AZUL ACIMA DO UMBIGO, QUE SALIENTAVA SUA BARRIGA GRANDE, UMA BLUSA CINZA DE ALÇA FINA QUE ELA SEMPRE FICAVA CONCERTANDO. SEU ROSTO DEMONSTRAVA A MARCA DE UM TEMPO DURO QUE PASSOU E QUE PARECIA DOER MUITO. DE PELE CLARA , AS RUGAS ESTAVAM PRESENTES EM TODAS AS PARTES DO SEU ROSTO E SE ESTENDIAM ATÉ O COLO, O “V” DOS SEUS SEIOS, QUE JÁ NÃO FAZIA LEMBRAR MAIS NADA DE SUA JUVENTUDE.

EU DEITADA A CABEÇA SOBRE A JANELA OLHANDO PARA A PAISAGEM NOTURNA QUE PASSAVA SOBRE OS MEUS OLHOS E AJUDAVA A REFLETIR SOBRE A MINHA VIDA, AS COISAS LOUCAS QUE ESTOU PASSANDO E VIVENDO TÃO INTENSAMENTE - MUITAS QUE MACHUCAM E OUTRAS QUE ACALMAM. ISSO DEPOIS DE TER ASSISTIDO UMA PEÇA INTENSA DE AMOR E LOUCURA E MUITA PÓLVORA E POESIA, QUE ME DEIXOU ENCANTADA E EMBEVECIDA DE SENSAÇÕES E PENSAMENTOS.

SIM... MAS VOLTEMOS A SENHORA DE CABELOS COR DE FOGO. ELA APÓS SENTAR AO MEU LADO DISSE:

- NÃO FIQUE ASSIM NÃO. NÃO VALE A PENA. NÃO FIQUE TRISTE.

EU SEM ENTENDER OLHEI PARA ELA E DEI UM LEVE SORRISO E VOLTEI A DEITAR A MINHA CABEÇA NA JANELA. UM TEMPO DEPOIS ELA VOLTOU A FALAR.

- O TEMPO PASSOU RÁPIDO. HOJE ESTOU AQUI, ASSIM VELHA . COM 58 ANOS MAS COM CARA DE 70 ANOS. UM DIA PEGUEI A MINHA FOTO QUANDO ERA NOVA, ESTAVA DE BIQUINE E COMEÇEI A ME VER NO ESPELHO E VIR COMO A VIDA ME MALTRATOU. COMO MUDEI! COMO ESTOU DIFERENTE! VELHA. OUTRO DIA MEU NETO DISSE, QUANDO FALEI QUE ME SENTIA MUITO VELHA, “VOCÊ AINDA É BONITA VÓ”, EU RI E DISSE PRA ELE QUE SE ELE ESTAVA DIZENDO EU ACREDITAVA NELE. (SORRISO) .

- (PAUSA MÉDIA)


- OUTRO DIA ME LEMBREI DE QUANDO ESTAVA COM UNS VINTE ANOS E ESTAVA CORRENDO E UMA VIZINHA PERGUNTOU A MINHA MÃE PORQUE EU FICAVA ASSIM CORRENDO DAQUELE JEITO. E ELA RESPONDEU QUE TAMBÉM ERA ASSIM , DO MESMO JEITO. NA EPOCA A OUVIR ISSO NÃO ENTENDI MUITO BEM MAS HOJE SEI BEM O QUE ELA ESTAVA QUERENDO DIZER. (PAUSA) - (OLHA PRA MIM) ME DESCULPE ESTAR FALANDO ESSAS COISAS ASSIM, NEM TE CONHEÇO.

- NÃO TEM PROBLEMA! É BOM OUVIR - RESPONDI.

- NÃO GOSTO DE SER "FALSEADA". NA VERDADE DE SER TRAÍDA. QUANDO A GENTE CHEGA A UMA CERTA IDADE A GENTE PERCEBE QUANDO ESTÁ SENDO ENGANADA DE VERDADE. SAIR DO MEU TRABALHO AGORA BATI O PONTO E ESTOU INDO AGORA RESOLVER ISSO. TENHO UM MARIDO QUE TEM 64 ANOS COM A CARA DE 40 E EU COM 58 ANOS COM CARA DE 70. A ÚNICA COISA QUE QUERO É RESOLVER ISSO LOGO, DEPOIS VOLTO PARA O TRABALHO. NÃO QUERO BATER BOCA COM MENINA NOVA, SÓ QUERO QUE LE ME DIGA A VERDADE E SAIA DE CASA.

- A SENHORA ESTÁ INDO RESOLVER ISSO AGORA?

- ESTOU. VOU DESCER NO PRÓXIMO PONTO.

- LUZ EM SEUS CAMINHOS QUE DEUS LHE DÊ FORÇA - EU DISSE.

ELA LEVANTOU DEU TCHAU E FALOU:

- JUÍZO, MUITO JUÍZO. FIQUE COM UM OLHO ABERTO E OUTRO FECHADO. NÃO FIQUE ASSIM POR CAUSA DE HOMEM, NÃO VALE APENA.

ELA DESCEU APÓS ESSAS PALAVRAS. E FORA DO ÔNIBUS OLHOU PRA MIM E DEU NOVAMENTE UM TCHAU, AGORA SUTIL, PESADO E CANSADO COMO SEU OLHAR E GESTOS. FOMOS CADA UMA PARA SEU LADO COM SUA DOR , SEM SE QUER SABER O NOME UMA DA OUTRA.

E EU ATÉ HOJE ACREDITO QUE ELA FOI UM ANJO DA GUARDA DESSES TORTOS QUE SURGEM APENAS PARA AJUDAR VOCÊ A ENCONTRAR A LUZ EM MEIO DE TANTA SOLIDÃO!


OBS: A HISTÓRIA ACONTECEU NO DIA 28 DE AGOSTO DE 2011, NO ÔNIBUS VILAS DO ATLÂNTICO, UMAS 21:50. NÃO LEMBRO EXATAMENTE ONDE ELA PEGOU O ÔNIBUS E NEM ONDE ELA DESCEU.



Nenhum comentário: