sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Demolição das barracas de praia da orla de Salvador gera efeito dominó



A ausência das barracas de praia na orla de Salvador vem gerando um efeito dominó, já que muita gente foi afetada com isso, inclusive o comércio da cidade. Primeiro os próprios barraqueiros, como sabemos, e os frequentadores das barracas. Mas a dimensão desse acontecimento está se estendendo por muitos lugares e modificando o cenário e a forma de diversão das pessoas.

Há mais ou menos oito dias atrás (domingo) fui à Ilha de Maré com minha família e amigos, chegando à praia de Itamoabo, fui logo surpreendida por notar que as 15h, em um dia de muito sol, as pessoas estavam voltando para Salvador. Mas a resposta a isso veio logo quando tentávamos encontrar uma barraca que tivesse cerveja gelada e a resposta era que não tinha nem cerveja, nem água e refrigerante nas barracas.

O desespero estava presente principalmente nos donos das barracas e em seus garçons, já que era muita gente e eles não conseguiam dar conta de tanta demanda, mesmo tendo se preparado bastante para o verão. Conversando com um dos garçons ele disse que a situação era resultado da retirada das barracas de praia de Salvador. Parece que o numero triplicou e para essa quantidade eles não haviam se preparado. O garçom demonstrou até aborrecimento com o fato, já que para ele o trabalho cresceu significante e junto o cansaço, que não é compensado com dinheiro do final do expediente.

Diferente dele o garçom do estaleiro, o conhecido pirão de aimpin, atrás da igreja do Bonfim, está adorando o aumento de clientes, que para ele também é devido a destruição das barracas da orla de Salvador. Agora, com esse aumento, eles nem ficam mais na frente da rua atrás de clientes para sentarem em suas barracas. Ruins para uns e maravilha para outros. Mas ressalto que nós clientes estamos sendo afetados também, já que com isso muda a qualidade do atendimento que já não era bom e agora ficará pior.

Mas a virada do ano na orla foi realmente triste. Tudo fechado. Cadeiras empilhadas debaixo da tenda oferecida pela prefeitura, pouca iluminação. Sem falar que para muita gente, como eu, que já passou o ano novo em barraca de praia - que a propósito foi PERFEITO, MARAVILHOSO - foi muito decepcionante e triste.

Essa mudança na orla marítima de Salvador afetou toda cidade. Mas como o baiano sabe renovar sempre, acredito que saberemos encontrar maneiras de fazer a passagem do ano ser novamente divertida e linda na praia. O jeito é comprar seu isopô com suas bebidas, sua cadeira de praia, seu carro com som e curtir um novo jeito de fazer ano novo, e isso já começou. Na virada de 2011 para 2012 veremos outro jeito que nós baianos criamos para curtir a virada do ano e ainda com baixo custo.

Nenhum comentário: